A avaliação e a proteção de bens culturais tombados, valorados ou registrados, presentes nas áreas de influência de um empreendimento, são exigências contidas em todos os processos de licenciamento ambiental no Brasil. Por isso, os cuidados com o patrimônio cultural demandam trabalhos específicos em arqueologia, bens materiais e bens imateriais sob a regulamentação do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, orientados pela Instrução Normativa nº 01, de 26 de março de 2015.Para os bens arqueológicos e edificados, representados pelo patrimônio tangível, os estudos são realizados por profissionais de arqueologia, arquitetura e história, pois versam sobre a avaliação do grau de preservação e dos riscos decorrentes do empreendimento projetado. Medidas de proteção podem ser indicadas.
Os bens imateriais, intangíveis, de outra forma, representam o legado do conhecimento das gerações presentes nas áreas de influência de um empreendimento e devem ser avaliados, no licenciamento ambiental, em termos de risco de desaparecimento e das possibilidades de potencialização.
A A Lasca, então, disponibiliza pessoas, recursos e know-how para que as referidas exigências sejam cumpridas no menor prazo possível, sempre respeitando-se os prazos legais e os padrões técnicos e de qualidade.